Banco de Boas Práticas em Saúde
BANCO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE
REGULAMENTO 2022
CRIAÇÃO E IDEALIZAÇÃO:
Equipe A4Quality HealthCare
1. DISPOSIÇÃO PRELIMINARES
1.1. DEFINIÇÃO E OBJETIVOS
O Banco de Boas Práticas em Saúde da A4Quality – B2PS - é um repostitório de informações qualificadas, orientadas às melhores práticas e projetos de inovação no contexto da saúde suplementar, construído de forma colaborativa junto ao setor.

Tem por objetivo estimular o desenvolvimento da gestão das Operadoras de Planos de Saúde, promovendo a busca da excelência, o aumento da competitividade, inovação e a possibilidade de compartilhamento de práticas e aprendizado no setor, voltadas aos aspectos de gestão, qualificação da assistência à saúde e experiência do beneficiário.
1.2. BENEFÍCIOS
Promoção do compartilhamento, troca e expansão de experiências em gestão entre operadoras de planos de saúde, que resultem em melhorias de processos de trabalho; satisfação do beneficiário e alcance das metas estratégicas.

Ao participar do BBPS, a Operadora terá oportunidade de divulgar e disseminar os resultados alcançados com sua prática, e também terá acesso às práticas descritas pelas demais Operadoras.

Colaboração, disseminação, inovação e excelência serão as premissas do Banco de Boas Práticas! Uma excelente oportunidade de benchmarking e compartilhamento de conhecimento no ecossistema de saúde suplementar.

Todas as Operadoras participantes do Banco terão inscrições gratuitas no evento BPS anual realizado pela A4Quality.
2. RECONHECIMENTO
Como estímulo à participação, a A4Quality reconhecerá, COM SELO EXCLUSIVO, as melhores práticas, inscritas em cada categoria, em seu evento anual BPS – Boas Práticas em Saúde.

As melhores práticas identificadas, em cada categoria, serão publicadas no site da A4Quality!

O processo de reconhecimento tem como principais objetivos:

  1. Estimular a melhoria da gestão das Operadoras de Planos de Saúde;
  2. Possibilitar um compartilhamento de práticas de excelência entre as Operadoras participantes;
  3. Conceder e divulgar reconhecimento público e notório às organizações contempladas anualmente.
3. COMO PARTICIPAR
A inscrição deverá ser realizada no site www.melhorespraticasemsaude.com.br, onde estão apresentadas todas as informações relacionadas ao programa, como: metodologia, categorias de boas práticas e da forma de inscrição.

Para realização da inscrição a operadora deverá preencher formulário específico, disponível no campo “inscrever organização”.
4. METODOLOGIA
4.1. INSCRIÇÃO DA PRÁTICA
O representante da empresa ao submeter a boa prática, as seguintes informações serão requeridas:

4.1.1 Cadastro.
4.1.2 Nome da organização e CNPJ.
4.1.3 Nome do Responsável.
4.1.4 Contato (telefone e e-mail).
4.1.5 Número de registro na ANS.
4.1.6 Endereço.
4.1.7 Segmentação.
4.1.8 Porte e quantidade de beneficiários.
4.1.9 Abrangência.
4.1.10 Informação sobre acreditação.
4.1.11 Escolha da categoria (a OPS poderá inscrever práticas em mais de uma categoria, para cada nova prática, um novo formulário deverá ser preenchido).
4.1.12 Descrição da Prática.
4.1.13 Complexidade de implantação (1 a 5).
4.1.14 Grau de investimento (baixo: até 50 mil reais, médio: 50 a 500 mil reais, alto: acima de 500 mil reais).
4.1.15 Tempo de implantação.
4.1.16 Impactos positivos (empresa, beneficiário, sociedade, fornecedores terceiros.
4.1.17 Aceite às condições do Regulamento Interno.
4.2. AJUSTES E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Após a inscrição da prática, a equipe da A4Quality fará uma avaliação inicial, visando verificar a completude das informações solicitadas. Em seguida, poderá ser solicitado à Operadora participante ajustes para melhor compreensão da prática.
4.3. INCLUSÃO DA PRÁTICA NO BANCO DE BOAS PRÁTICAS
Uma vez finalizada a avaliação inicial e os ajustes realizados pela Operadora, quando cabível, a prática será incluída no Banco de Boas Práticas em Saúde A4Quality.
4.4. ACESSO AO BANCO
Após a inclusão da prática no Banco de Boas Práticas, a Operadora inscrita receberá um login e senha, exclusivo e intransferível, o qual possibilitará acesso ao Banco de Boas Práticas em Saúde A4Quality. Por meio do acesso será possível o compartilhamento de todas as práticas inscritas, entre as empresas participantes.
5. PREMIAÇÃO
As operadoras que tiverem suas práticas inscritas e incluídas no Banco de Boas Práticas em Saúde A4Quality, serão anualmente avaliadas por uma Banca Examinadora, que ocorrerá no mês de novembro. A melhor prática inscrita em cada uma das categorias, será reconhecida e premiada, com SELO EXCLUSIVO, válido por 1 ano, no evento anual “Boas Práticas em Saúde”, promovido pela A4Quality.
5.1. AVALIAÇÃO PELA BANCA EXAMINADORA
A Banca Examinadora será composta por especialistas e representantes de entidades de classe do setor de saúde, com experiência reconhecida pelo mercado. A formação da banca ocorrerá anualmente, por meio de convite formal a ser realizado pela A4Quality.
5.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As práticas inscritas e incluídas no Banco de Boas Práticas em Saúde, serão distribuídas para Banca Examinadora conforme área de atuação dos especialistas convidados. Os critérios avaliativos a serem observados, com a finalidade de premiação da melhor prática inscrita em cada categoria, serão:

  • Impacto nos clientes (Nota de 1 a 5);
  • Impacto nos resultados da operadora (Nota de 1 a 5);
  • Inovação (Nota de 1 a 5).

A nota final da prática será obtida pela nota média dos três critérios avaliados.
5.3. DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO
A divulgação e premiação das melhores práticas inscritas em cada categoria, conforme julgamento da Banca Examinadora, ocorrerá no evento anual promovido pela A4Quality: BPS “Boas Práticas em Saúde”.

A premiação será por meio de reconhecimento com SELO EXCLUSIVO “Destaque Melhores Práticas em Gestão” válido por um ano, a ser atribuído a melhor prática evidenciada, em cada uma das quatro categorias: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde, Gestão de Saúde e Experiência do Beneficiário.
5.4. USO DO SELO
O SELO somente poderá ser utilizado pela OPERADORA reconhecida, ou seja, não deve ser aplicado pelas unidades, holdings ou demais filiais não reconhecidas.
6. DIVULGAÇÃO DE RECONHECIMENTO
As melhores práticas reconhecidas pela banca examinadora serão divulgadas no site da A4Quality, publicamente.
7. COMPROMISSO DAS ORGANIZAÇÕES RECONHECIDAS
As organizações reconhecidas autorizam a divulgação das práticas inscritas e assumem o compromisso de disseminar seus conhecimentos e resultados, colaborando com a missão da A4Quality de:

“Melhorar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, agregando valor às organizações de saúde, e inspirando-as a promoverem inovações e a prover qualidade e segurança nos cuidados de saúde oferecidos aos seus clientes.”

Com isso, comprometem-se a:

  • Divulgar a premiação por meio de palestras, site, e-mails, eventos e sempre que possível;
  • Possibilitar compartilhamento de conhecimento e benchmarking, em parceria com as demais Operadoras participantes do Banco de Boas Práticas;
  • Participar, sempre que possível, em lives e eventos gratuitos realizados pela A4Quality sobre melhores práticas em saúde, apresentando sua experiência e resultados alcançados.

Todas as informações mencionadas acima poderão ser utilizadas pela A4Quality para estudos ou divulgação em veículos de comunicação, com ressalva às informações confidenciais.
8. TERMOS DE CONFIDENCIALIDADE E IDONEIDADE
A Operadora, por meio de seu representante legal declara ciência e concordância a todas as informações e critérios de inscrição ao Banco de Boas Práticas em Saúde, bem como atesta confidencialidade e sigilo a todas as informações das outras empresas participantes do Banco, disponíveis por meio de acesso exclusivo ao Banco.

E atesta, por fim, que cumpre plenamente todas as obrigações societárias, estatutárias, ambientais, tributárias, previdenciárias, trabalhistas, contratuais ou de qualquer natureza que, de forma líquida e certa, lhes são legalmente exigidas, concordando ainda com todas as condições e compromissos expressos neste Regulamento.
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